Alunos
ORIENTANDOS
Amanda Aparecida De Sousa Batista
Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuando no Liceu de Maracanaú durante o período de março de 2019 e janeiro de 2020. No momento é professora bilíngue na rede particular de ensino da cidade de Fortaleza – CE. Lattes
Daniele Lima Miranda
Formada em Letras – Português/Inglês pela UECE, possui especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela Uni7 e em Gestão Escolar pela UFC e atualmente é mestranda em Estudos da Tradução (POET/UFC). Atua como professora desde 1997 e desde 2013 exerce função de gestora escolar na rede pública estadual de ensino. Também é tutora na UFC virtual desde 2013 no curso de graduação em Letras – Inglês. Lattes
Iakob Lourenço Mota
Mestrando em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Letras Inglês pela UFC (2019). Professor de inglês da rede pública estadual de ensino, atualmente tem foco em pesquisas que envolvem a cognição humana em relação aos processos de tradução.
Irislene e Silva Coutinho
Graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – Campus Caxias. Mestranda pelo Programa de Estudos da Tradução – POET, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Lattes
John Morais de Freitas
Graduado em letras inglês (UECE). Possui especialização em linguística aplicada e ensino de línguas estrangeiras (UFC), 2019. Lattes
Liana Maria da Silva Gadelha
Graduada em Letras – Inglês, pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2013), e em Letras – Português, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2007). Especialista em Linguística Aplicada no Ensino de Línguas Estrangeiras, pela Faculdade 7 de Setembro – FA7 (2009). Tem experiência na área de Linguística. Professora de Inglês efetiva da rede estadual de ensino médio e profissionalizante do Estado do Ceará. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Lattes
Mirella Mota Cavalcante da Silva
Mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2018), e Graduada em Letras Inglês pela UFC (2016). Professora Bilíngue (Inglês/Português), atualmente tem se dedicado às Pesquisas com ênfase nos processos tradutórios e cognitivos da Linguagem, no contexto da cultura digital. Atuou como Tutora/Professora no curso de Letras Inglês do Instituto Universidade Federal do Ceará – IUVI (2018), modalidade semipresencial da UFC. Lattes
Rhaná Keice Rodrigues Teixeira
Estudante do curso de Letras-Inglês Noturno da UFC. Professora de inglês da rede particular de ensino de Fortaleza.
Sandro Almeida Borém
Mestrando em Estudos da Tradução no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução- POET/UFC. Tem vários anos de experiência na área de educação básica. Começou sua carreira no magistério em 1996. Atualmente atua no ensino de Língua Inglesa no CLM (Centro de Línguas de Maracanaú) e na tutoria de Língua Inglesa da UFC VIRTUAL/UAB. É graduado pela Universidade Federal do Ceará em Letras – Inglês. Tem curso de desenvolvimento profissional na Língua Inglesa pela Universidade de Portland – Oregon – USA. É especialista em ensino de Língua Inglesa pela faculdade Cândido Mendes, UCAM. Tem interesse de pesquisa na área de ensino de Língua Inglesa através de ferramentas digitais. Pesquisa novas formas de promover a aprendizagem de uma maneira mais dinâmica e autônoma. Também tem interesse em Artes e Música. Lattes.
Zaine Martins Nogueira
Estuda Letras/Inglês na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista BIA (Bolsa de Iniciação Acadêmica) de Março a Dezembro de 2017. Foi bolsista voluntária PIBIC (Bolsa de Iniciação Científica) de Março a Julho de 2018. Atualmente é bolsista PIBIC desde Julho de 2018. Lattes
COLABORADORES
Fernando Wagner da Costa Silva
Graduando em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Formado em Análise de Sistemas e apaixonado por tecnologia. Com mais de 10 anos de background na área de informática. Lattes
Francisca Bianca Barbosa Farias
Especialista em Libras, e em literatura portuguesa. Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente cursando uma segunda graduação no curso de Letras Libras – bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Lattes
Lais Andresa de Araújo Sousa
Estudante de Letras – Inglês na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem interesse no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira. Lattes
Laís Lima Nascimento da Silva
Professora Bilíngue. Possui graduação em Letras Português, Inglês e suas respectivas Literatura (UFC 2018). Graduanda em Letras, Português Francês e suas respectivas literaturas (UFC). Atua como professora de inglês com experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras. Lattes
Leticia Fontenele Mota
Graduanda em Letras Português- Inglês da UFC. Foi bolsista de Iniciação Acadêmica em 2018 no projeto Desenvolvimento de um aplicativo acessível para pessoas com deficiência visual. Em 2019 foi Bolsista de Iniciação Acadêmica do projeto Pesquisas em Bilinguismo e Multilinguismo. Lattes
Janaina Alves de Andrade
Coordenadora da EMEF João de Freitas Ramos (Eusébio), possui especialização em Linguística Aplicada (UFC) e Gestão Educacional (IEDUCARE). É graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2017) e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Atualmente está cursando especialização em Mentoring and Leadership pela Mary Immaculate College (Irlanda). Lattes.
EGRESSOS
Ana Maria Barreto de Lima
Graduada em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestre em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução- POET/UFC, 2020. Atua como professora de língua Inglesa na rede municipal de ensino de Fortaleza desde 2016. Lattes
Andréa Regina Silva Santa Ana
Coordenadora Pedagógica do Programa Bilíngue do Colégio Master (Fortaleza e Natal). Possui graduação em Comunicação Social e especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2004) e em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2020). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – POSLA. Área de Interesse: Formação de professores, Bilinguismo e Multilinguismo, Ensino de Idiomas. Lattes
Davi Castro de Andrade
Professor de língua portuguesa e inglesa da rede particular de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Possui licenciatura em Letras Inglês pelo Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução – DELILT – da Universidade Federal do Ceará (2018). Tem como principais interesses de investigação o acesso lexical, a aquisição de vocabulário, o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira e portuguesa, e o multilinguismo. Lattes
Ester Soares Pinto
Estudante de Letras – UFC. Bolsista de Iniciação Acadêmica do projeto de pesquisa em Bilinguismo e Multilinguismo em 2019. Lattes
Francisco Valdir Alves Magalhães
Graduando em licenciatura Letras Inglês na UFC – Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Ciências Contábeis, pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza (2001) e MBA em Gestão Pública, pela USP/Fundace (2004). Tem expertise na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais. Tem interesse em dedicar-se à pesquisa na área de aquisição de vocabulário e aprendizagem em língua estrangeira. Lattes
Gabrielle Tomaz de Souza
Graduada em Letras Inglês Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC), 2020. Possui interesse de pesquisa em Tradução Audiovisual e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Lattes
Glouberlia Maria Bezerra de Sousa
Graduada em Licenciatura Plena em Letras – Inglês pela UFC (2017). Possui especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras – CELEST, 2019. Atua como professora celetista de Língua Inglesa no Colégio Salomé Bastos desde 2009 e como professora temporária de Língua Inglesa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Rita de Cássia Brasileiro Pontes pela Prefeitura de Caucaia. Tem experiência na área de Língua estrangeira desde 2001, atuando principalmente com o ensino de Língua Inglesa para crianças e adolescentes. Lattes
Immanuel Ramos Lima
Tem atuado como professor de língua inglesa ao longo dos últimos 15 anos, principalmente na rede particular de ensino de Fortaleza-CE. Possui Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangerias pela Universidade Federal do Ceará (CELEST/UFC), 2019. Lattes
Larissa Souza da Silva
Graduanda em Letras Português Francês e suas Literaturas. Bolsista de Iniciação Acadêmica no ano de 2020 do projeto de pesquisa em Bilinguismo e Multilinguismo coordenado pela professora Pâmela Freitas Pereira Toassi. Lattes
Leticia Rodrigues de Sousa
Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuando no Instituto Federal do Ceará (IFCE) durante o período de agosto de 2018 e fevereiro de 2020. No momento é professora bilíngue na rede particular de ensino da cidade de Fortaleza – CE. Lattes
Ramon Saulo Freitas Farias
Graduando em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Ceará, desde 2017
e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) desde 2012. Tendo atuado na área da economia solidária na região do maciço de Baturité, assessorado pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) e do Núcleo de Extensão em
Desenvolvimento Territorial do Território maciço de Baturité na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Lattes.
Silvia Hedine de Albuquerque Pereira
Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Ceará(2018), e atualmente é Professora de Inglês do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Lattes.
Thais Kelly da Silva Queiroz
Estudante de Psicologia da UFC, técnica em administração e ativista na luta pela igualdade de gênero. Estuda neuropsicologia linguística e esportiva, é fundadora da Sakuras Esports, maior projeto de inserção feminina no cenário competitivo de esportes eletrônicos no Brasil. É bolsista de Iniciação Acadêmica do projeto de pesquisa em Bilinguismo e Multilinguismo desde 2019. Lattes