Online Seminars in Psycholinguistics/Seminários Online em Psicolinguística (Dia 05)
Data da publicação: 11 de agosto de 2020 Categoria: NotíciasConvidamos a todos para os Online Seminars in Psycholinguistics/Seminários Online em Psicolinguística, uma série de videoconferências sobre temas voltados para a aprendizagem e o processamento da linguagem. Cada seminário dá direito a certificado de participação como ouvinte. As informações sobre certificação serão fornecidas durante a videoconferência. Os Seminários são organizados pelo LabLing (UFSC), com o apoio do PPGI, e pelo PLIBIMULT (UFC), com o apoio da POET. Junte-se a nós!
5a. feira – 06/08/2020
13h
Transmissão ao vivo pelo canal do PPGI-UFSC no Youtube (www.youtube.com/ppgiufsc): https://www.youtube.com/watch?v=_vECPRGESUs&t=497s
Métodos on-line em psicolinguística: a tarefa labirinto (maze task)
Prof. Dr. Cândido Samuel Fonseca de Oliveira (CEFET-MG)
Muitas pesquisas na área da psicolinguística e outras subáreas da linguística envolvem análises de tempo de reação (TR) de seres humanos ao lerem determinadas estruturas linguísticas. Esses TRs são utilizados como indicativos da dificuldade de se processar diferentes unidades linguísticas. Para coletar esse tipo de informação dois métodos são bastante utilizados: o rastreamento ocular (RAYNER, 1998) e a leitura automonitorada (MITCHELL, 1984). No entanto, os dados obtidos por esses métodos podem conter ruídos que tornam as análises dos resultados mais complexas. Neste trabalho, vamos apresentar uma outra opção de método experimental de leitura que parece mitigar esses ruídos: a tarefa labirinto ou maze task (FORSTER et al., 2009). Os proponentes dessa técnica experimental defendem que os dados que ela gera são menos ruidosos pois ela inibe efeitos spill-over, diminui as possibilidades de estratégias de leitura e exige um alto nível de atenção por parte dos participantes. Assim, os dados são encontrados na região esperada e perguntas de compreensão não são necessárias. Nesta apresentação descrevemos alguns dos primeiros estudos que utilizaram essa técnica para mensurar TRs. Os resultados desses trabalhos corroboram o seu potencial metodológico, já que demonstram que a tarefa gerou dados localizados convergentes com efeitos de processamento previamente observados na literatura. Além disso, apresentaremos estudos mais recentes que demonstram o potencial da tarefa labirinto como ferramenta de treinamento linguístico para fins experimentais e pedagógicos.
Bio
Cândido Samuel Fonseca de Oliveira é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG onde também realizou pós-doutorado no Laboratório de Psicolinguística. Sua pesquisa é centrada nos seguintes temas: (1) aprendizibilidade na aquisição da L2, (2) processamento linguístico na L2 e (3) métodos experimentais em estudos linguísticos.
Para saber mais sobre o assunto:
OLIVEIRA, C. S. F.; COSTA, E. D. S. ; CANABRAVA , K. L. R. ; BARROS, N. A. S. Examining the use of an online version of the maze task as a pedagogical tool for second language learning. VEREDAS – REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2020 (no prelo).
OLIVEIRA, C. S. F. Métodos on-line em psicolinguística: a tarefa labirinto (maze task). CADERNOS DE TRADUÇÃO, 2020 (no prelo).
OLIVEIRA, C. Processing, representation and learnability of the resultative construction by Brazilian Portuguese-English bilinguals. 2016. 200f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/RMSA-AM2UMP