Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Fonética e Multilinguismo (LabFoM)

Área do conteúdo

Online Seminars in Psycholinguistics/Seminários Online em Psicolinguística (Dia 08)

Data da publicação: 25 de agosto de 2020 Categoria: Notícias

O Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing/UFSC) e o Grupo de Pesquisa em Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues (Plibimult/UFC) convidam a todos para os Seminários Online em Psicolinguística/Online Seminars in Psycholinguistics, uma série de videoconferências sobre temas voltados para a aprendizagem e o processamento da linguagem. Cada seminário dá direito a certificado de participação como ouvinte. As informações sobre certificação são fornecidas durante a videoconferência. Esperamos vocês!

 

5 a. feira – 27/08/2020 – 13h

Transmissão ao vivo pelo canal do PPGI-UFSC no Youtube : https://www.youtube.com/watch?v=b0bOqNknZEU

Línguas Naturais e Psico-semântica

Profa. Dra. Roberta Pires de Oliveira (CNPq-UFSC-UFPR)

Mostro que as línguas naturais são cálculos interpretados autônomos aprendidos naturalmente. Discuto dois tipos de fenômenos semânticos a partir de dados do inglês e do português: itens de polaridade e a distinção massa e contável. Avento a hipótese de que as não coincidências na distribuição e interpretação de itens funcionais entre as línguas indicam micro-parâmetros. A existência de Singular Nu no PB versus sua não existência no inglês é um lugar de não coincidência.
Experimentos com aprendizes de segunda língua e com falantes bilingues são uma fonte de evidências para esses lugares de variação gramatical.

Bio

Professora Titular pela UFSC, pesquisadora do CNPq, estou vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR e ao Programa de Pós- Graduação em Inglês da UFSC. Pesquiso sobre a semântica das línguas naturais de uma perspectiva bio-formal. Assumo que as línguas naturais são cálculos interpretados, como em Montague. Busco entender a variação entre as línguas, principalmente no sintagma nominal. Utilizo investigação psicolinguística para verificar hipóteses teóricas. As línguas indígenas do Brasil sempre estiveram no meu horizonte de interesse. Recentemente comecei a estudar o Rikbatska, uma língua em risco de extinção, participando de uma ação para produzir material para memória e vitalização dessa língua. Há não muito tempo, comecei a investigar essas questões de língua refletindo sobre bilingues e a questão dos parâmetros e da gramática universal. Tenho uma grande preocupação com a difusão da ciência e defendo a importância estratégica da linguística na escola.

Leituras

Bevilaqua, K; Pires de Oliveira, R. Bare Nouns Cross-Linguistically: Preliminary Experimental Results on the Mass-Count Distinction. In: Kiss, Tibor, Husic, Halima, Pelletier, Francis Jeffry (eds). The Semantics of the Count/Mass Distinction: Recent Developments and Challenges. No prelo.

Chierchia, G.; Pires de Oliveira, R. Contemporary Issues in Natural Language Semantics: an interview with Gennaro Chierchia D.E.L.T.A, 2020. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502020000101001&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Pires de Oliveira, R. O plural no português brasileiro e no inglês: comparando através das línguas , Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem, v. 5, n. 1, 2019. https://periodicos.unb.br/index.php/cs/article/view/31943

Pires de Oliveira, R. A conjectura de Chierchia e a logicidade das línguas naturais. Fórum Linguístico, 2020.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/issue/view/3085/showToc

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo