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Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Fonética e Multilinguismo (LabFoM)

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Professores – Pesquisadores

Líderes:

Ronaldo Mangueira Lima Júnior

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2008), doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2019). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira (CELEST). É coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (mandato 2021-2023). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, ensino de inglês-L2.

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Profa. Pâmela

Pâmela Freitas Pereira Toassi

Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução – DELILT – e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – POET – da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, em Química, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É a coordenadora do Grupo de Pesquisa. Tem como principais interesses de investigação o acesso lexical, a aquisição de vocabulário, o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira, a formação de professores, o multilinguismo, as influências translinguísticas, a leitura e a tradução.

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Membros:

Lídia Amélia Cardoso

Professora adjunta do Departamento de Estudos de Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceara (UFC) desde 2010. Ministra disciplinas de Língua e Cultura, Prática de Ensino e Ensino Mediado por novas tecnologias. Possui especialização em Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras (UFC), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorado em Linguística pelo programa PPGL – UFC. Em 2015 foi bolsista da Capes no programa doutorado sanduíche (PDSE) na Universiteit van Amsterdam (UvA) participando do grupo de pesquisa CASLA (Cognitive Aspects of Second Language Acquisition). Atualmente colabora como pesquisadora em três grupos de pesquisa: (1) PLIP – Políticas Linguisticas para a Internacionalização do Português, (2) PROATIVA – Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem e (3) Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues. Os três grupos de pesquisa contemplam suas principais áreas de interesse de investigação : ensino de Português como língua estrangeira ou adicional, ensino de Língua Estrangeira (LE) mediado por novas tecnologias e suas interfaces, formação de professores de LE  e aprendizagem e processamento de Inglês como língua estrangeira em escolas públicas no Brasil.

Currículo lattes

 

Maria Cristina Micelli Fonseca

Professora Associada do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas
Literaturas e Tradução – DELILT – e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da
Tradução – POET – da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado e
doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da
Universidade de São Paulo (USP). É graduada em Letras-Inglês pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística, da Universidade Federal do Ceará e do Grupo de Pesquisa Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues da mesma universidade. Tem como principais interesses de pesquisa a linguagem no bilinguismo sob a ótica da cognição, especialmente no que tange a língua e suas habilidades linguísticas, como leitura e tradução no par linguístico L1/L2. Trabalha com aquisição, ensino e aprendizagem de L2 também amparada pela perspectiva da psicolinguística. No momento, investiga o Acesso Lexical e o Benefício do Pré-processamento Parafoveal (Preview Benefit) na leitura de monolíngues e bilíngues consecutivos, falantes do
Português do Brasil como L1, e inglês ou espanhol como L2 na Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC em SP.

Currículo Lates

 

 Bernhard Angele

Professor da Universidade de Bournemouth, Reino Unido. Obteve seu título de mestrado (2009) e doutorado sobre o processamento parafoveal na leitura (2013) na Universidade de San Diego Califórnia. Tem como interesse de pesquisa os movimentos dos olhos durante a leitura habilidosa de adultos e o processamento da linguagem. Mais especificamente, tem estudado o efeito da pré-visualização parafoveal no processamento e no desempenho em leitura.

Orcid

 

 Guilherme D. Garcia

Possui graduação e mestrado em Letras pela UFRGS (2009; 2012), e doutorado em linguística pela McGill University (2017). Em seu doutorado, foi bolsista do Fonds de recherche du Québec (FRQSC), e membro do Centre for Research on Brain, Language, and Music (CRBLM). Também durante seu doutorado, completou o Language Acquisition Programme (LAP), um programa interdisciplinar que conecta linguística, psicologia, ciências da fala, e educação. É professor de fonética e fonologia no Departamento de Inglês da Ball State University. Seus interesses de pesquisa são fonologia teórica e experimental, aquisição de segunda língua, e análise quantitativa de dados. Atualmente, também é membro do Second Language Acquisition Group no Departamento de Linguística da McGill University, liderado por Heather Goad e Lydia White.

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